Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

just keep swimming

just keep swimming

31
Jul21

7. confessions

mar

Confesso que gosto muito de ler literatura erótica. Não me refiro única e exclusivamente a conteúdo BDSM, até porque, para ser honesta, nunca li nenhum livro que se foque neste tipo de prática. Mas sei que a maioria das pessoas tende a associar livros eróticos ao 50 shades of grey, quando, na verdade, existe todo um mundo de livros e temáticas que vão muito além dos livros da E.L. James.

O que mais gosto neste tipo de leitura é que permite elevar o romance a um outro nível, que tende a faltar nos romances típicos. Leva-nos à componente da sexualidade, da atração, do desejo, do carnal e intenso, ultrapassando o romance platónico, que gosto, mas, muitas vezes, não acho credível. Gosto de ler um romance que me arrebata, em que os protagonistas se amam, desejam e se entregam um ao outro sem reservas e pudores. Para mim a sexualidade exige vulnerabilidade, no sentido em que permitimos que o outro aceda não só ao nosso corpo, mas aos nossos desejos e fantasias, sem receio do que poderá achar, apenas confiando e entregando. Na literatura erótica, pelo menos na que leio, o sexo não é só sexo, é uma extensão do amor, é um ponto de encontro, é a expressão de confiança absoluta. Mas mesmo quando o sexo é apenas e somente sexo não se torna menos interessante, porque a sexualidade faz parte da vida e vive-la é saudável.

É certo que os romances eróticos estão cheios e carregados de fantasia, isto é, existe muita romantização e descrições irrealistas, mas que, simultaneamente, tornam os casais mais credíveis. Gosto de saber que um romance pode conter algum conteúdo erótico, mas, por vezes, creio que não faz muito sentido separar literatura romântica da literatura erótica, porque quase sempre um livro erótico tem por base o romance, uma história de amor de duas pessoas que se cruzam, conhecem e acabam por se apaixonar. 

Admito que sinto alguma vergonha em partilhar que gosto deste tipo de leitura e, embora não leia em segredo, também não comento com ninguém as minhas reviews literárias deste tipo de contéudo. Mas, quando paro para pensar no porquê desta vergonha, vejo que não faz sentido. A psicoterapeuta e terapeuta conjugal Esther Perel considera que o erotismo é uma prática de autocuidado e autoconhecimento, algo com o qual concordo a 100%. Quando leio um livro mais "picante" (odeio este termo, mas é o que temos), dou por mim a fantasiar, a desligar-me por completo o mundo à minha volta, a imaginar como seria viver aquela experiência. Não há nada mais saudável do que nos conhecermos e descobrirmos as nossas fantasias e desejos. Afinal, picante é um dos ingredientes que dá sabor à vida!

4 comentários

  • Imagem de perfil

    mar 02.08.2021

    Inês, se quiseres experimentar um bocadinho mais neste segmento de leitura, aconselho-te a dupla Christina Lauren, a Penelope Douglas, a Penelope Ward, a Vii Keland e a minha mais recente descoberta, a Abbi Glines. Esta última tem uma série que terminei ontem de ler, a Rosemary Beach, que me prendeu desde o início. Algumas destas autoras têm livros traduzidos em português, mas honestamente, em inglês lê-se muito melhor! Como tenho um kobo, acabo por ler a maioria destes livros neste formato, não comprando os livros. Se quiseres experimentar, posso enviar alguns :)
    Quanto às referências, a Esther Perel é das minhas maiores admirações. Não há nada que aquela mulher diga ou escreva que não me prenda e que não me faça refletir. Ainda bem que encontro alguém que têm as mesmas referências que eu :D
    Um beijinho grande e boa semana!
  • Imagem de perfil

    Inês 02.08.2021

    Obrigada pelas recomendações! :D
    Esther Perel fez me abrir os horizontes e perceber muita coisa no que diz respeito aquela ideia tradicional e romantizada para a qual somos formatados logo desde criança do que é uma relação. Encontro muita verdade e honestidade nas partilhas dela. Já vi a Tedtalk dela mais de meia dúzia de vezes à vontade :p
    É daqueles insights que todos deviam ter para se viverem as relações de forma mais saudável.
    Beijinhos e boa semana também para ti!
  • Imagem de perfil

    mar 02.08.2021

    Tens toda a razão, Inês. A Esther Perel desconstrói muitas ideias e faz isso de uma forma honesta e positiva, transmitindo sempre uma mensagem de que podemos fazer das nossas relações (inclusive a relação connosco próprios) aquilo que quisermos se tivermos conscientes e utilizarmos as ferramentas corretas. Acho que as tedtalks dela devem ser vistas e revistas, não só a mulher tem uma capacidade oratória do caraças como transmite ideias basilares e que tendemos a esquecer.
    Ando para ler o 2º livro dela, o Infidelidades, há algum tempo e acho que não me vai desiludir!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Arquivo

      1. 2021
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D

    Pesquisar

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Em destaque no SAPO Blogs
    pub