Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

just keep swimming

just keep swimming

02
Ago21

9. self care

mar

Nos dias de hoje ouvimos falar constantemente sobre autocuidado e como este é importante para preservar a nossa saúde, desde a física à mental. Fico feliz por este ser um tema que chega a cada vez mais pessoas, sobretudo numa era em que, mais do que nunca, precisamos de parar, respirar e saborear aquilo que a vida tem de melhor e de mais simples. A pandemia fez com que a saúde mental se tornasse num assunto de destaque, embora muito pouco ainda tenha sido feito no sentido da prevenção e todos os esforços se concentrem mais na farmacologia do que noutro tipo de terapias e formas de estar e viver. 

Cada vez mais pratico o autocuidado no meu quotidiano. Não passo um dia sem dedicar, pelo menos, cinco minutos a algo que seja para o meu bem-estar e me faça sentir bem. E isto pode ser altamente diverso e, por norma, varia todos os dias. Pode ser ouvir música ou um podcast, dançar, fazer uma caminhada ou uma sessão de exercício físico em casa, fazer uma videochamada com amigos, ler, namorar, ver um episódio de uma série, meditar, tomar um chá à janela, fazer uma máscara facial, experimentar um penteado novo, etc e etc. Há tantas e tantas atividades que promovem a sensação de serenidade, de prazer e bem-estar, e que estão facilmente ao nosso alcance. Não é preciso uma enorme ginástica de tempo, basta termos presente que o nosso bem-estar deverá ser uma prioridade e que em 24horas é sempre possível arranjar um bocadinho de tempo para cuidarmos de nós. 

Ontem o dia foi dedicado ao meu autocuidado. Sabia que ia estar sozinha em casa a maior parte do dia e aproveitei cada segundo. Descansei, fiz o meu almoço, vi a nossa incrível Patrícia Mamona alcançar o 2ª lugar, li um livro do início ao fim enquanto me enroscava numa manta no sofá. Bebi o meu chá, ouvi a chuva e senti-me serena. Esta semana vai ser intensa, com muito trabalho, e, por isso, quis aproveitar o dia de ontem para restaurar os níveis de energia e estar pronta para o que der e vier. Soube-me muito bem e, acima de tudo, não me pareceu egoísmo. 

Por vezes, tendemos a considerar que tirar tempo para nós é um ato egoísta e desnecessário. Não adianta estar a investir em atividades de autocuidado se as experienciamos com culpa. O objetivo destes momentos é serem de serenidade, de nos nutrirem e nos fazerem sentir bem. Se os vivenciamos com pressão, culpa e tensão, não cumprem o seu propósito. 

Todos, sem exceção, merecemos aproveitar e desfrutar da vida. Merecemos uma pausa, por mais pequena e curta que seja, para respirar e saborear o bom que é estar vivo. É cliché e conhecida a expressão "se eu não cuidar de mim, quem cuidará?", e não é à toa. Para sermos melhores profissionais, melhores esposas/maridos/namoradas/namorados, melhores amigos, melhores filhos/pais, melhores pessoas, precisamos de investir na nossa saúde e cuidar primeiro de nós para, de seguida, conseguirmos cuidar dos nossos. 

Assim, questiono-te, o que fizeste ou farás hoje em prol do teu bem-estar?

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Pesquisar

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Em destaque no SAPO Blogs
pub